Sobre a Revista

1- Foco e Escopo

A Revista Saúde e Tecnologia (Journal Health and Technology - JHT) é uma publicação científica dedicada à interseção entre Ciências da Saúde, Ciências Biológicas, Engenharias, Ciências Humanas, Ciências Agrárias, Ciências Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes e Ciências Exatas e da Terra . Seu objetivo é promover a disseminação de avanços sociais, científicos e tecnológicos por meio da publicação de descobertas nas diversas áreas dessa interseção. Com periodicidade mensal e fluxo contínuo de submissões, a revista publica uma variedade de manuscritos, incluindo artigos científicos, relatos de pesquisa, resenhas em diferentes campos do conhecimento, Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), protocolos de estudos, e-books e anais de congressos científicos. Ademais, contamos com uma sessão exclusiva de publicações de artigos e boletins informativos da plataforma LinkedIn.

A JHT acredita que a divulgação científica deve servir à sociedade, proporcionando maior equidade e justiça por meio do conhecimento, o que resulta em melhores oportunidades e vidas mais dignas. Por isso, a revista adota uma política de acesso aberto e democrático, permitindo que todos possam acessar e se beneficiar de seu conteúdo, ampliando o impacto global da pesquisa.

2- Compromisso com a excelência editorial

Como uma fonte confiável de informação, o periódico Revista Saúde e Tecnologia – JHT estabelece rigorosos padrões de qualidade e mantém um forte compromisso com a garantia dos mais elevados critérios de excelência internacional.

3- Jornada de um artigo

Desde a submissão, o artigo segue um rigoroso fluxo editorial, passando por revisão por pares, edição interna, produção, revisão bibliográfica e gramatical, culminando na publicação com atribuição de DOI. A revisão por pares desempenha um papel essencial para garantir a integridade e a qualidade do registro científico. Dessa forma, a Revista Saúde e Tecnologia - JHT tem como objetivo promover a divulgação do desenvolvimento social, científico e tecnológico por meio da publicação de descobertas em diversas áreas de aplicação, contribuindo para o avanço do conhecimento em benefício da sociedade.

4- Nossa equipe global

Somos uma equipe internacional colaborativa, composta por profissionais de mais de 10 países, incluindo editores especializados, redatores técnicos, editores de produção, especialistas em marketing e comunicação, designers, revisores e gerentes de operações. Todos são dedicados à divulgação de pesquisas na área de saúde e tecnologia voltada para a saúde, promovendo o conhecimento científico globalmente.

5- Acesso aberto

A revista JHT adota o modelo de acesso aberto para a pesquisa publicada, promovendo a disseminação de conhecimento de forma ampla. Seus editores reconhecem que a ciência aberta se fundamenta em princípios como descoberta, colaboração, transparência e engajamento, que orientam os valores da publicação. O direito à saúde, a equidade em saúde e a justiça social exigem que as melhores evidências sejam compartilhadas gratuitamente entre todos, permitindo que essas informações contribuam para o desenvolvimento humano em todas as partes do mundo.

6- Taxa de publicação

Nossas revistas decidiram não aceitar investimentos públicos para preservar sua autonomia e independência editorial. Assim, as publicações são financiadas pelos autores por meio do pagamento de uma taxa de publicação. É fundamental esclarecer que não existem revistas verdadeiramente gratuitas; em última análise, alguém arca com os custos, seja por meio dos próprios autores ou através de contribuições de verbas públicas. Essa escolha visa garantir a integridade do processo editorial e a qualidade das publicações.

7- Políticas de Seção

Aceitamos apenas artigos que abordem temas relacionados à saúde e tecnologia voltada para a saúde, e todos devem ser submetidos em inglês.

8- Declaração de Ética e Boas Práticas na Publicação 

O periódico Journal Health and Technology ISSN 2764-7625, possui arbitragem científica, cujo objetivo é garantir padrões éticos. Buscamos a concordância dos envolvidos no processo editorial que são os Editores, Conselho Editorial, Avaliadores ad hoc e Autores em relação às boas práticas e comportamento ético. Para tanto, nossa referência é o Código de Conduta e Normas de Boas Práticas para Editores de Periódicos do  Committee on Publication Ethics (COPE) que requerem para:

8.1- Editores:

  • Assegurar a manutenção das boas práticas editoriais.
  • Analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão no escopo da revista JHT para o fluxo editorial, tomando como referência o foco temático do periódico, as diretrizes para publicação e aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autor e plágio.
  • Garantir a proteção da identidade dos autores e dos avaliadores envolvidos no processo de arbitragem.
  • Zelar e proteger a propriedade intelectual e os direitos dos autores.
  • Assegurar um processo anônimo de arbitragem dos artigos (no nosso caso: double-blind peer review da forma mais justa e imparcial possível, assegurando que as informações permaneçam confidenciais.
  • Orientar Editores Convidados, Autores e Avaliadores sobre o fluxo editorial e o processo de arbitragem por pares, o que envolve atendimento às diretrizes da revista, submissão, avaliação e encaminhamentos.
  • Fazer uma adequada seleção dos avaliadores.
  • Organizar a relação dos avaliadores e manter seus dados atualizados.
  • Garantir que materiais não publicados em um artigo não sejam utilizados em pesquisas e publicações realizadas por Editores ou membros do Conselho Editorial sem anuência dos autores.
  • Responder a questionamentos relacionados a um artigo publicado, referentes a possibilidade de má conduta editorial, seguindo as orientações do COPE.
  • Publicar, quando se fizer necessário, correções, esclarecimentos, retratações e pedidos de desculpa.
  • Assegurar a autonomia das decisões editoriais.

8.2- Editores Convidados:

  • Selecionar e definir tema e escopo do número especial, bem como o cronograma para submissão e fluxo editorial.
  • Elaborar a apresentação do número especial.
  • Instruir os autores em relação à concepção do número e ao seu fluxo editorial.
  • Verificar, analisar os artigos submetidos e aprovar aqueles que estão no escopo do número para tramitar no fluxo editorial, tomando como referência a concepção, as diretrizes para publicação e os aspectos legais em matéria de difamação, violações de direitos de autor e plágio.
  • Garantir, em colaboração com os Editores, adequada escolha dos avaliadores para os artigos.

8.3- Avaliadores, Revisores ou Pareceristas ad hoc:

  • Informar os Editores de sua disponibilidade para avaliar um artigo.
  • Declinar um convite sempre que não se sentir qualificado para realizar a avaliação em função do tema abordado; da identificação de aspectos que levem a reconhecer a autoria; e/ou se houver conflito de interesse.
  • Tratar os manuscritos como documentos confidenciáveis, protegendo a propriedade intelectual e os direitos dos autores, mantendo sigilo sobre as informações e comprometendo-se a não usar informações privilegiadas para proveito próprio, inclusive em suas pesquisas e/ou publicações.
  • Elaborar o parecer amparando-se nas boas práticas editoriais no que se refere a ética, impessoalidade e, ao respeito aos direitos humanos.
  • Informar os Editores sobre qualquer identificação de violação de boas práticas, de direitos por parte dos autores e/ou de práticas de plágio.

8.4- Autores:

  • É obrigação dos autores, saber o foco, escopo e concepção da revista Journal Health and Technology bem como as diretrizes para submissão.
  • Assegurar que o artigo submetido é original e quando se tratar de ampliação de trabalho publicado em anais de evento científico, assegurar consistente abordagem e significativa análise.
  • Elaborar o artigo com base em boas práticas: em investigação e/ou estudo sistemático realizado, abordando e problematizando coerentemente os dados e apresentando as contribuições para o campo da área da saúde e tecnologia voltada a saúde.
  • É obrigação dos autores, não submeter o artigo simultaneamente a outro periódico.
  • Atentar para as normas do Comitê de Ética em Pesquisa da instituição a qual se vincula a pesquisa retratada no artigo, quando se tratar do envolvimento de seres humanos.
  • Garantir que não há expressões ou inserções que configurem plágio, bem como dar crédito citando-se as fontes de excertos de outras produções.
  • Assegurar e garantir que o artigo não foi publicado em outro periódico e quando se tratar da tradução de uma publicação internacional, essa informação deve constar na primeira página dele.
  • Manter a comunicação com os Editores, informando, inclusive, a necessidade de correção de alguma informação no artigo publicado.
  • É obrigação dos autores, atribuir a autoria somente a quem contribuiu significativamente para a concepção e desenvolvimento do artigo.

9- Processo de Avaliação pelos Pares

A avaliação dos manuscritos da Journal Health and Technology é feita por pares, pelo método Double Blind Review, onde cada manuscrito é avaliado por dois pareceristas ad hoc externos, selecionados por especialidade ou afinidade em relação ao conteúdo temático do manuscrito sob apreciação. Os pareceristas da revista, em sua grande maioria, são externos à instituição editora. Após a submissão o manuscrito é avaliado pelos pareceristas ad hoc, que analisam, sugerem correções e melhorias. Em seguida é feita a análise pelo editor, que resolve os casos de controvérsia, analisa os pareceres e decide pela recusa ou aceitação do manuscrito. Após a análise do editor, o manuscrito é devolvido para os autores para realização das melhorias sugeridas pelos pareceristas.

Por fim, o autor envia a versão final do manuscrito, com o respectivo relatório do software de detecção de similaridades (CopySpider ou outro similar). A versão final será enviada dentro do template definitivo da revista e, onde existe a obrigatoriedade de informar o ORCID de todos os autores.

Dentre as principais vantagens do processo de avaliação duplo cego adotado pela revista estão:

  1. a) desconhecimento da identidade do autor e do revisor, garantido imparcialidade na avaliação;
    b) maior credibilidade e prestígio dos processos avaliativos;
    c) aprimoramento do processo de comunicação dos resultados das pesquisas.

10- Periodicidade

A revista Journal Health and Technology é um periódico de fluxo contínuo mensal.

11- Arquivamento

Esta revista utiliza o sistema LOCKSS para criar um sistema de arquivo distribuído entre as bibliotecas participantes e permite às mesmas criar arquivos permanentes da revista para a preservação e restauração.

12- Ética da publicação e declaração de negligência de publicação

A revista JHT dedica-se a cumprir as boas práticas no que diz respeito à conduta moral condizente com a editoração cientifica de periódicos. A prevenção da negligência também é responsabilidade crucial do autor, editor e da equipe editorial: qualquer forma de comportamento antiético, bem como o plágio em qualquer instância, não é aceito. Os autores que enviam artigos para a revista garantem que o trabalho não foi publicado nem está em processo de revisão/avaliação em nenhum outro periódico.

13- Software de plagio

Para manter a transparência das informações contidas nas pesquisas, é solicitado do autor, no momento do envio da versão final do manuscrito, um relatório do software de detecção de similaridades (CopySpider ou outro similar).

  1. Histórico do Periódico

A revista Journal Health and Technology é uma publicação eletrônica que surgiu da necessidade de divulgar a ciência na área da saúde, com acesso aberto e democrático. Seu editor-chefe é professor universitário há mais de 30 anos e sempre teve como objetivo a formação dos seus alunos para um entendimento do mundo em uma visão inter e multidisciplinar, e que a informação e conhecimento deve ser difundido a todos os que mais necessitam. A Revista JHT pertence à Berbel e Berbel Editora Ltda.