CAPES lança seleção de Projetos de Cooperação entre Instituições Propostas de turmas de mestrado e doutorado institucionais deverão ser enviadas de 1º de setembro a 19 de dezembro

2025-08-10

A CAPES publicou na quinta-feira, 31 de julho, o  Edital nº 14/2025 , que regulamenta a seleção de Projetos de Cooperação entre Instituições para Qualificação de Profissionais de Nível Superior ( PCI ). O envio das propostas de turmas interinstitucionais de mestrado (Minter) e doutorado (Dinter) deverá ser feito pela  Plataforma Sucupira  entre 1º de setembro e 19 de dezembro.

Apesar de o prazo para submissão dos projetos ainda não ter começado, o  cronograma do edital  já está em sua primeira etapa, que consiste no cadastro de instituições de ensino superior (IES) na Plataforma Sucupira, e poderá ser realizado até as 18h de 12 de dezembro de 2025. As solicitações de cadastro devem ser enviadas para  cadastroies@capes.gov.br , no caso de IES nacionais, e  cadiesestrangeiras@capes.gov.br , no caso de instituições estrangeiras.

As etapas do edital seguirão ao longo do primeiro semestre de 2026 e a divulgação dos resultados está estimada para a partir de 1º de maio. A partir da publicação, haverá até 20 dias para interposição de recursos. As turmas aprovadas terão até dois anos para iniciar seu funcionamento.   

Por meio do PCI, as instituições podem fazer acordos para oferecer e receber turmas temporárias de mestrado (Minter) ou de doutorado (Dinter) nas modalidades acadêmicas e profissionais. Para oferecer um Minter, é necessário que o programa de pós-graduação (PPG) promotor tenha, no mínimo, nota 4 na última avaliação da CAPES. Já para um Dinter é necessário ter, pelo menos, nota 5. Os PPGs avaliados com notas 6 ou 7 podem oferecer mais de uma turma em cada nível.

O funcionamento se dá com uma instituição promotora, responsável pela parte acadêmica, e uma receptora, que oferece infraestrutura para a turma. Com isso, é possível que um programa de pós-graduação de excelência de uma universidade localizada em uma metrópole auxilie no desenvolvimento de outra unidade em cidade menos favorecida do País.

Dentre os objetivos do PCI, destacam-se a formação de mestres e doutores fora dos centros consolidados de ensino e pesquisa e a redução de desigualdades regionais. A diminuição das assimetrias entre as regiões do país é um objetivo expresso nos Planos Nacionais de Pós-Graduação..